Ilustrações para Dom Quixote – Instituto Cervantes 2016/2017

Exposição incluída no programa complementar do Congresso Internacional “Cervantes e Portugal: História, arte e literatura”, por ocasião do IV Aniversário da morte de Miguel de Cervantes. Instituto Cervantes (Lisboa – Comissariado de Alexandre Pomar / Fundação Júlio Pomar – Instituto Cervantes, Lisboa – 29.11.2016 – 31.01.2017

40 desenhos da colecção do artista e do acervo do Atelier-Museu Júlio Pomar
com o lançamento do livro JÚLIO POMAR / DOM QUIXOTE, ed. Fundação Júlio Pomar (Dezembro 2016)

“Cervantes é a mais longa cumplicidade literária de Júlio Pomar, que tem as fontes escritas e a ilustração, desde sempre, como uma das pistas de trabalho. De Camilo, Tolstoi, Dante e Rabelais, nos anos 1950/60, até Camões e Pessoa, Pöe, Homero, mais recentes, a lista de autores é notável. Mas na pintura Pomar distancia-se do pretexto narrativo para seguir a sua imaginação, perseguindo ficções e mitos, que alterna com a observação do real e dos seus espectáculos visuais.

Dom Quixote e os Carneiros, 1998
D. Quixote, 2005

A relação com Quixote surgira em 1959, com as têmperas sobre cartão para uma versão de Aquilino Ribeiro (edição Bertrand), continuadas num ciclo de quadros, gravuras e esculturas em ferro.
Os 40 desenhos que se expõem vêm da releitura em que o pintor mergulhou em 2005, convidado a ilustrar uma edição do semanário Expresso em 10 volumes semanais. Das centenas de desenhos que então realizou, a preto e branco e a cores, em folhas de muitos formatos ou já nas margens das provas de paginação, também se escolheram agora as páginas do «romance gráfico» Dom Quixote de Júlio Pomar a publicar em Dezembro.”

D. Quixote I e II, 1959

Júlio Pomar com Javier Rioyo, director do Instituto Cervantes, 2016