Em torno do Acervo do Atelier-Museu / 2020

Reabertura do Atelier-Museu com nova montagem

Em torno do Acervo II

Curadoria: Sara Antónia Matos / Pedro Faro

09.06.2020 // 11.11.2020

https://www.ateliermuseujuliopomar.pt/html/programacao/passado/passado_24-emTornoDoAcervo2.html

O Atelier-Museu apresenta uma escolha das obras do seu acervo, depositado pela Fundação Júlio Pomar e também integrando algumas das suas aquisições recentes. A mostra inclui algumas obras nunca mostradas e pretende sinalizar as exposições realizadas desde a sua inauguração em 2013.

Núcleo neo-realista
Peixe-espada / cenas da Nazaré
Abstracções / Catch / à dir. primeiros estudos para a série Metro, Paris 1963

“Em Abril de 2013, o Atelier-Museu Júlio Pomar abria as suas portas ao público com uma exposição intitulada “Em torno do Acervo”. Tratava-se, na altura, de dar a conhecer ao público a missão do museu, as suas linhas de trabalho, os seus principias núcleos de obras e de descobrir as relações possíveis de estabelecer com outras entidades artísticas. Estava ainda a conhecer-se o próprio espaço, de trabalho e de exposição, as suas possibilidades, potencialidades e constrangimentos.

Volvidos sete anos sobre a realização dessa exposição inaugural e após um período de paragem forçada, aproveitada para reflexão e trabalhos de investigação pela equipa do museu, na reabertura do espaço ao público adoptou-se o mesmo título do primeiro momento de abertura, dando agora lugar a um segundo andamento: “Em Torno do Acervo II”. Na verdade, parece estar-se num segundo ponto de partida, uma segunda abertura, mas agora com um lastro de trabalho já realizado, o qual permite dar passos com outra segurança e solidez.
Ao longo destes anos de existência e implementação no meio, o museu fez investimentos a vários níveis nomeadamente no que diz respeito ao acervo, adquirindo novas obras para a colecção e recebendo, em doação, por parte da Fundação Júlio Pomar e dos herdeiros do artista, um número significativo de obras que enriqueceram as possibilidades de trabalho e de autonomia do museu. Assim, a exposição “Em Torno do Acervo II”, pretende olhar para o acervo a partir de cada uma das exposições já realizadas ao longo destes sete anos, detendo agora outro conhecimento sobre esse espólio. Assim, a nova exposição, voltando a mostrar uma ou duas obras de cada uma das anteriores, juntando-lhes outras nunca mostradas, permitirá ter uma nova perspectiva sobre o acervo, mais ampla devido à entrada de obras e ao conhecimento aprofundado dos núcleos, perspectivando outras vias de trabalho que não se vislumbravam anteriormente, antes das bases lançadas ao longo destes sete anos. Trata-se portanto de uma revisitação de toda actividade e exposições realizadas pelo Atelier-Museu, mas não com o olhar no passado ou com um espirito saudosista. Revisitando cada exposição anterior através da selecção de uma ou duas peças representativas, esta mostra “Em Torno do Acervo II” permitirá  revisitar os vários núcleos de trabalho do museu e assim analisar os conceitos trabalhados em cada uma das ocasiões, a actualidade e operatividade desses conceitos, a forma como se exploraram ou desconstruíram categorias artísticas e disciplinares, repercutindo-se isso na contextualização e projecção da obra de Júlio Pomar, bem como na arte contemporânea em geral. Este momento, que se procura de grande singeleza e sobriedade, consentâneas com um regresso cauteloso à actividade por parte dos equipamentos culturais, tem por objectivo potencializar linhas de trabalho e actuação, para o futuro, associadas a esta colecção, legado de Júlio Pomar.

Além do investimento nas obras do acervo, foi feito um esforço considerável ao nível da produção de conteúdos, do estudo de obras, da contextualização e sistematização da colecção, que verteram amplamente na comunicação e no projecto editorial desenvolvido por este museu. Esta produção de conteúdos em torno das obras e da arte contemporânea em geral, tornou-se porventura a componente mais rica do espólio que compõem este museu, reflectindo-se particularmente ao nível da criação de memória. Daí que esta segunda exposição, “Em Torno do Acervo II”, além de obras referenciais de cada uma das exposições anteriores (a que se juntaram outras ainda não reveladas ao público), apresente trabalhos contextualizados por documentos vários, cadernos de esboços, catálogos e outras publicações realizadas pelo museu, etc.” Sara Antónia Matos, directora do AMJP

2 pensamentos sobre “Em torno do Acervo do Atelier-Museu / 2020

  1. O cartaz não é informativo e/ou apelativo e o título não ajuda muito, mas esta é exposição interessante, e especialmente inteligente e subtil, sem acumular muitas obras ou focar um tema ou um período em particular. Traz-se alguma memória da programação de exposições desenvolvida desde a inauguração da casa em 2013, acrescentam-se novas obras, algumas inéditas, que integraram o património da Fundação e/ou do Museu, estabelecem-se ou esboçam-se núcleos representativos : o momento neo-realista à volta das mulheres do mar e da praia, presos do fascismo e de Guantanamo, de 1945 a 2000; os cavalos de corrida, e os recortes de jornais que o pintor dispunha no atelier como apoios de memória e de composição; a série de desenhos-litografias do álbum Catch e a experiência da quase abstracção nos anos 60 em Paris; os mais recentes retratos de Dante, etc. As obras (desenho, pintura, escultura) foram instaladas com o cuidado de estabelecerem ligações formais ou cronológicas precisas, mas discretas, através de diferentes motivos figurativos, em diferentes momentos ou processos, e percorrem-se com proveito. A.P.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s