Obras da Coleção Millennium bcp – 04.10.2014

Captura de ecrã 2020-04-08, às 21.28.27

“Júlio Pomar – Obras da Coleção Millenium bcp” – Curadoria de Sara Antónia Matos – Galeria Millennium, Lisboa – Fundação Millennium bcp – 04.10.2014 / 06.01.2015

Captura de ecrã 2020-04-08, às 21.25.13Captura de ecrã 2020-04-08, às 21.26.08Captura de ecrã 2020-04-08, às 21.26.30

Tigre, 1980

Mascarados de Pirenópolis, Gaivotas, 1987; Santo António a pregar aos peixes, 1984

“O núcleo de obras de Júlio Pomar, pertencentes à colecção do Millennium bcp, reúne algumas das fases pictóricas mais pujantes e arrebatadoras deste artista, não só pela qualidade de cada exemplar, como pelos períodos a que se referem.

Longchamp I, 1965

Sendo a galeria Millennium bcp constituída por três pisos, optou-se por mostrar diferentes temáticas das quais se destacam: os mitos e as figuras alegóricas; a articulação entre os corpos e seu erotismo; o movimento e a presença constante de animais, em particular, cavalos.

A exposição é uma oportunidade única para conhecer a obra deste artista e, através das suas pinturas, encontrar descobertas plásticas e viajar entre os meandros da história de arte.” (Press)

Captura de ecrã 2020-04-08, às 21.27.08

Inauguração: https://www.youtube.com / video bcp

Duas serigrafias editadas na ocasião:Captura de ecrã 2020-04-08, às 22.29.11

*

A Colecção Millennium bcp, alargada com a presença de outras obras, foi também apresentada no Porto, na Galeria Municipal, sob o título (da iniciativa do vereador da cultural Paulo Cunha e Silva) “A Felicidade em Júlio Pomar /Obras das Coleções Millennium Bcp /Atelier-Museu Júlio Pomar”, de 5 de Dezembro 2015 a 21 de Fevereiro de 2016.

Comissariada por Sara Antónia Matos e Pedro Faro, a mostra dividiu-se em quatro núcleos: os mitos e as figuras alegóricas; a articulação entre os corpos e o seu erotismo; o movimento e a presença constante de animais, em particular de cavalos; e um conjunto especial que se reporta direta e indiretamente aos posicionamentos políticos e as lutas travadas por este artista ao longo da sua carreira, incluindo o episódio que envolve o Cinema Batalha.

Captura de ecrã 2020-04-08, às 21.29.49